Como funciona a franquia do seguro auto

Uma grande dúvida dos clientes que estão contratando seu primeiro seguro auto e até dos clientes que já possuem seguro é: como funciona a franquia do seguro auto. Hoje vamos explicar de uma maneira que esclareça de uma vez por todas essa dúvida.

A franquia do seguro auto, é uma participação obrigatória nas despesas que o segurado paga para consertar o seu veículo, quando colide sozinho ou em outro veículo. Caso o prejuízo não fique acima do valor da franquia, os custos pelo reparo são de responsabilidade do segurado.

Vamos supor que você possua uma franquia de 2 mil, venha a colidir em outro veículo e gere um prejuízo de 20 mil. Um custo de 10 mil para consertar o seu veículo e 10 mil para consertar o veículo do terceiro. A seguradora pagará 8 mil para consertar o seu veículo e você pagará os 2 mil correspondentes a sua franquia, dando o total de 10 mil, valor do prejuízo do seu carro. Para consertar o carro do terceiro, a seguradora pagará os 10 mil, referente a sua cobertura de Danos Materiais a Terceiro, sem a necessidade de franquia.

No caso de uma perda total por colisão ou roubo, o segurado não paga franquia. Existem ainda seguradoras que vendem o serviço de isenção da franquia no primeiro sinistro.

Quanto é o valor da franquia do seguro auto?

O valor da franquia do seguro auto varia de seguradora para seguradora, de acordo com o perfil e veículo do cliente, dentre outros fatores definidos pelas seguradoras. Existem três tipos de franquias mais utilizados, são elas: franquia normal, franquia reduzida e a franquia ampliada. Quanto menor a franquia, menor o valor que você terá que desembolsar num eventual sinistro, porém, maior o valor do seguro. Quanto maior a franquia, menor o valor do seguro. A franquia reduzida corresponde à metade do valor da franquia normal, e a franquia ampliada geralmente o dobro da franquia normal.

Caso tenha dúvida em relação a sua franquia ou valor do seguro auto, clique abaixo e solicite uma cotação: