Devo fazer um seguro residencial? Quais são as vantagens?

Devo fazer um seguro residencial? Quais são as vantagens?

Contratar uma apólice de seguro para a sua residência não é obrigatório no Brasil, caso seu imóvel seja próprio, mas pode ser muito útil em algumas circunstâncias que saem da responsabilidade dos moradores. Portanto, é bom conhecer as características do seguro residencial e avaliar suas vantagens.

Quando você decide investir em um imóvel, na maioria das vezes ele se torna a sua residência principal e, portanto, é necessário protege-la de todas as formas possíveis. Nosso lar pode ser uma fonte perda de dinheiro se algo acontecer fora de nossa responsabilidade. Nestes casos, no entanto, o que podemos fazer? Nem sempre é possível resolver os danos, especialmente quando o dano requer uma quantia de dinheiro substancial. Neste caso, o seguro residencial será a sua salvação. O seguro residencial é um investimento adicional contra danos imprevistos a sua residência.

A apólice de seguro residencial prevê a proteção do proprietário contra possíveis eventos que possam ocorrer, evitando danos que possam afetar sua situação financeira. Vamos ver quais são os aspectos específicos do seguro residencial e por que será útil contratá-lo.

Seguro residencial, para que serve?

Seguro residencial é um produto multirrisco que serve para atender necessidades extraordinárias relacionadas à sua casa. É um produto de seguro que pode proteger sua residência e seus bens contidos nela, de qualquer tipo de evento que possa gerar danos financeiros.

É importante, no entanto, evitar reduzir os limites de indenização deste seguro, pois é bom pensar em um investimento que pode ser usado em qualquer momento difícil, seja por roubo de bens, incêndio ou problemas relacionados a avarias no imóvel.

Seguro residencial é necessário para a locação de um imóvel?

É bom saber que, no caso de uma locação de um imóvel residencial, a contratação de uma apólice de seguro residencial contra incêndio é uma cobrança legal e está prevista na Lei do Inquilinato(art. 22 da Lei 8.245/91). Portanto, uma proteção nesse sentido é necessária. Quando esses eventos ocorrem, os prejuízos financeiros são enormes.

Como funciona o seguro residencial?

É sempre recomendável proteger sua residência, já que você sabe, a sua casa é o investimento mais importante da sua vida.

Você pode decidir segurar sua residência contra eventos naturais que danifiquem o imóvel, falhas eventuais, responsabilidade de terceiros e roubo. Obviamente, nem todos os eventos são cobertos. Também para o seguro residencial existem perfis diferentes e, portanto, custos e coberturas diferentes. Neste caso, é bom comparar diferentes cotações de seguro, preços e condições, para que você possa estipular o contrato que melhor atenda às suas necessidades.

É possível segurar uma residência alugada?

No caso da sua residência ser alugada, você pode e deve decidir por fazer uma apólice de seguro residencial, mesmo que não seja considerada obrigatória.

O seguro pode ser contratado também pelo proprietário do imóvel alugado, que deseja proteger seu investimento, protegendo de quaisquer problemas, já que pelo motivo de não morar no imóvel, pode não conhecer a fundo o estado de preservação do mesmo.

No caso do locatário contratar o seguro, ele não só estará coberto de qualquer dano que possa criar problemas com o proprietário, mas também para ele. Portanto, ao contratar uma apólice de seguro residencial, você pode proteger sua propriedade contra roubos, incêndios, raios ou explosões.